terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia do Brincar

A Aliança pela Infância (Organização da sociedade civil de interesse público–OSCIP) no Brasil tem divulgado e incentivado a comemoração do Dia internacional do Brincar, desde sua criação. Para Aliança, o movimento que dissemina o Brincar é extremamente importante, pois acredita que as crianças precisam de tempo para ser crianças.
Como o movimento vem crescendo a cada ano, a comemoração do Dia Internacional do Brincar – 28 de Maio, também se ampliou e conquistou cada vez mais adesões e parcerias, tendo se transformado na Semana Nacional do Brincar em 2010.
            Nos dias 22 a 28 de maio de 2016 a Aliança pela Infância e todos os seus núcleos promovem essa semana de mobilização no Brasil e nos municípios parceiros que compartilham suas experiências. É um movimento contínuo, como o tempo da infância. Um movimento vivo, dinâmico e criativo, articulado por uma rede de pessoas comprometidas com a infância. Suas iniciativas são orientadas por uma inspiradora Carta de Princípios elaborada no início deste movimento (elaborada em 1999, pela educadora norte-americana Joan Almon, uma das fundadoras do movimento).
O dia do “BRINCAR SEM MUROS” em nossas instituições com educação infantil acontece em toda última terça-feira do mês.

Neste mês de maio os pesquisadores e estagiários do Projeto “Artificando o cotidiano”, da UNIRIO, prepararam uma bela manhã de brincadeiras e artes para as crianças do EDI Gabriela Mistral.
"A imaginação e a criatividade das crianças não têm limites, o que favorece o desenvolvimento de sua potência e a exploração e apropriação de suas múltiplas linguagens, ampliando suas formas de expressão. O trabalho com arte na Educação Infantil é um dos passos para cultivar essa vitalidade natural.” (Barbieri, 2012, p.18)
Uma Oficina foi a de brincar de fazer comidinhas, com panelas de barro, colheres de pau, muitas folhinhas, sementes, um pouco de barro e água. Outra de criação de mandalas. Panos de forma circular serviram de moldura para a composição livre das crianças que utilizavam sementes, conchas, pedras, folhas e flores variadas, experimentando organizações diversas e belas. Em um canto com esteiras e pedras, as crianças que desejavam recebiam uma delicada massagem acompanhada por cantigas suaves. Relaxar o corpo, observar os toques, sentir as pedras que pousávamos delicadamente nos braços e barriga... delícia! Por fim, uma estação de águas e aromas, com bacias metálicas cobertas de água e diferentes elementos com cheiro, tais como canela, capim limão, flores... as crianças experimentavam, iam fazendo misturas, percebendo diferenças nas cores e cheiros.
Num outro espaço, bambolês, corda e piabas artesanais faziam a festa para os que querim brincar de movimentos mais vigorosos e amplos! Tudo isso começou com a contação da história  cumulativa “A velha a fiar” e finalizou com uma gostosa brincadeira de roda.
Para a criança, experiências que possibilitem a exploração de materiais livremente, a chance de brincar e experimentar aromas e texturas enriquece e amplia seu repertório e, principalmente, traz alegria, contentamento e prazer! Brincando ela aprende a se relacionar com o outro, compreende mais a si mesmo e ao mundo e exercita sua potencia criativa e imaginativa. Brincar e criar é fundamental para o pleno desenvolvimento da criança e é nisso que que está alicerçado o projeto deste grupo.

E  são propostas como essas que nossa escola procura abraçar, pois sabe o quão importantes são estas vivências para nossas crianças!

Veja na galeria de fotos um pouquinho do que foi esse dia.
Ou se preferir Clique aqui














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você deixou um comentário para gente!