sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PROJETO DE ARTES E EDUCAÇÃO NA GABRIELA MISTRAL: fechando 2016!


Desde que nascem as crianças estão mergulhadas em contextos sociais diversos que lhes apresentam aromas, sons, cores, formas, texturas, gestos, choros e variadas manifestações culturais e expressivas que, em profusão, anunciam o mundo. (Márcia Gobi, 2010, p.1)

Desde o início do ano, nós, pesquisadores do grupo FRESTAS (Formação e ressignificação do educador: saberes, trocas, arte e sentidos) e os estudantes da Unirio estamos desenvolvendo o projeto de estágio Artes e Educação na EDI Gabriela Mistral. O projeto tem como objetivo principal a formação de professores sensíveis para o campo das artes e da educação. E para que esse objetivo seja alcançado, nada melhor do que estudar, experimentar e ter contato permanente com as crianças. No final de cada semestre oferecemos oficinas de artes e brincadeiras, envolvendo todos os estudantes da Unirio que estão realizando estágio, tendo o acompanhamento da professora coordenadora, Adrianne Ogêda, e das bolsistas pesquisadoras. Fabrícia Carvalho, Patrícia Zampier e Lia Saboia. 
Nessas semanas iniciamos nossas oficinas. Selecionamos um conjunto de brinquedos cantados – que são brincadeiras de tradição popular que se espalham pelo nosso país, algumas já bem esquecidas e pouco presentes no cotidiano das crianças urbanas – e de jogos tradicionais. Iniciamos a farra com a contação da história  “Bom dia todas as cores”  de Ruth Rocha. Um livro com lindas ilustrações, muitas cores, como o título sugere, e um belo recado! Mas fundamentalmente, uma história divertida e encantadora sobre um camaleão em seu passeio pela floresta. Em seguida, nos pusemos a brincar e cantar a canção do Camaleão. Olha o camaleão, Olha o rabo dele, Segura esse nego, Senão ele cai. O cachimbo era de ouro e de são burá!”. Risos, gargalhadas, todos engatados uns nos outros, andando ritmado como um grande camaleão! Em seguida, em roda, mais canções e brincadeiras sensoriais. Sentimos os aromas de várias ervas. Hortelã, citronela, Capim Limão, Alecrim. Mais canções. Mais danças de roda. Trouxemos uma piaba para brincar que causou um reboliço bom! Piaba é um brinquedo com tripas de crepom que permite que quem brinca faça desenhos no ar, fazendo o crepom voar lindamente e estimulando a criança (e o adulto!) a desenvolver movimentos variados em busca de efeitos do brinquedo ao vento. Lindo de ver e de brincar!
Em seguida cada dupla de estagiários reuniu um grupo menor de crianças para brincarem juntos dos jogos tradicionais. Pular corda, bolinha de gude, amarelinha, pula elástico, cama de gato ... finalizamos as atividades com mais alguns brinquedos cantados. Divertimento, alegria, troca e interação! Acreditamos (e nisso não estamos sós!) que a brincadeira é a forma privilegiada da criança se relacionar com o mundo e com os outros, ampliar seus conhecimentos e, mais que tudo, ser feliz!
Foi um prazer e alegria para todos nós estar com as crianças da GM!
Adrianne Ogêda
Professora da Unirio
Coordenadora do projeto

Equipe de estagiários e bolsistas de pesquisaCecília Nóbrega,  Davi Ciranda , Evelyn Rosendo,  Fabrícia Carvalho, Lia Saboia, Mariana  Oliveira, Milena Salema,  Patrícia Zampier, Regina Célia Wesley Brust.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que você deixou um comentário para gente!